Conheci a biomassa de banana verde através de uma amiga que a usava na criação de molhos veganos e sopas cremosas. Resolvi testar em casa mas antes fui pesquisar se havia alguma contra indicação e, para a minha surpresa na realidade a biomassa só tem benefícios. Ela é considerada um super alimento pois é rica em fibras que regulam o intestino, contribui para um emagrecimento saudável, possui vitamina B6 que auxilia a produção de serotonina diminuindo o risco de desenvolver depressão e, pelo seu alto valor nutricional, baixa caloria e baixo índice glicêmico ajuda no controle da diabete.
Dentre as variadas receitinhas que eu testei acabei desenvolvendo uma que eu considero a mais fácil do mundo. Quer testar? Então, vamos lá...
Ingredientes:
12 bananas verdes médias do tipo prata ou nanica (não podem ser muito grandes pois senão não cabem na panela de pressão)
Modo de Preparo:
Separe as bananas com casca (certifique-se de que a casca esteja intacta, pode deixar o talo).
Lave bem as bananas para que a casca fique limpa e não solte resíduos durante o cozimento.
Coloque água até a metade em uma panela de pressão e aguarde ferver.
Quando levantar fervura adicione as bananas sem retirar a casca, tampe e deixe em fogo alto até começar à apitar.
Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente sem abrir a panela.
Assim que sair toda a pressão abra a panela, retire e descasque as bananas (se quiser guardar as cascas em breve postarei uma receita para aproveitá-las)
Reserve a água do cozimento pois irá utilizá-la no preparo à seguir.
Coloque as bananas no liquidificador e vá adicionando a água do cozimento e batendo até obter uma consistência de leite condensado.
E, pronto! Aí está a sua biomassa que além de ser muito nutritiva é super acessível (eu pago em média R$3 a dúzia de banana verde e rende o equivalente à 4 latas de creme de leite) e, ser usada de base para muitas receitas.
Comentários
Postar um comentário